É na eficácia da comunicação que revelamos o nosso potencial

A pontualidade como marca da personalidade
May 11, 2021
Os 5 segredos da comunicação não verbal
July 27, 2021
Show all

“O meu maior receio é passar uma vida inteira sem que o meu potencial se revele” disse uma das minhas clientes de coaching ao abordar o tema comunicação eficaz, reconhecendo que se não desenvolver esta competência não importa a quantidade do saber técnico que acumular, não conseguirá ter o impacto que deseja no mundo.

“Comunicar é a arte de ser entendido” na ótica do ator e escritor britânico Ustinov. É “pôr em comum, entrar na relação com”. Para a autora do livro Psicologia das Relações Interpessoais, Odete Fachada, é a troca de “ideias, sentimentos e experiências entre pessoas que conhecem o significado daquilo que se diz e daquilo que se faz”. Comunicar implica o envolvimento com o mundo emocional e conhecimento do perfil comportamental das pessoas, sobretudo a necessidade que lhe move.

Podemos ter inúmeras competências técnicas e elas serem de pouco valia se não soubermos chegar às pessoas. A nossa utilidade está intimamente ligada á quantidade de pessoas que conseguimos impactar. Isso só é possível se conseguirmos criar uma conexão com diferentes tipos de pessoas por via da nossa comunicação.

As pessoas de perfiz comportamentais mais lógicas tendem a procurar profissões altamente técnicas como engenharia, arquitetura, finanças. Podem ser excelentes profissionais e alguns inclusive se empreendem , contudo o sucesso delas depende do número de pessoas que conseguirem influenciar ou impactar. 

Mesmo aqueles que trabalham por conta de outrem, conseguem contribuir mais quando desempenham funções de liderança onde conseguem servir através da performance das pessoas que estiverem ao seu comando. A eficácia destes dependente muito da capacidade de influenciar de quem os comanda.

Então, mesmo sendo altamente especialista numa área técnica, se não desenvolveres a área de comunicação, as tuas probabilidades de sucesso serão diminutas, tendo em conta que tanto liderança como sucesso mede-se pela quantidade de pessoas que conseguires influenciar e impactar. A chave disso é uma comunicação eficaz.

Se és profissional de uma área técnica e sentes que estás a estagnar, que o teu potencial não está a ser reconhecido, ou não estás a ter os resultados que desejas, mesmo que tenhas inúmeras competências técnicas, provavelmente o que te falte são as competências comportamentais, aquelas que te ligam às pessoas e fazem com que elas se sintam ligada à ti. Qualquer negócio, qualquer realização envolve pessoas. A chave dessa ligação é a habilidade de comunicar com eficácia. Sem isso, nem o teu potencial se revela, nem tu cumpres a tua missão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *