Os 5 segredos da comunicação não verbal

É na eficácia da comunicação que revelamos o nosso potencial
July 20, 2021
Quando não se delega
August 11, 2021
Show all

Existem segredos sobre a comunicação não verbal que descobertos, podem ajudar a aumentar em mais de 50% a eficácia da comunicação. Eles estão essencialmente ligados à consciência da relação das emoções com a comunicação, da forma como as emoções se manifestam na nossa comunicação através de sinais emitidos, conscientes ou não pelo nosso corpo.

#SEGREDO 1 . A comunicação não verbal tem mais de 50% de impacto na mensagem. Esta é a conclusão de vários estudos científicos, com destaque para o de Albert Mehrabian, cujas pesquisas nos anos 60 revelaram que a linguagem não verbal tem 93% de impacto na mensagem (38% tom de voz e 55% sinais corporais), face aos 7% da linguagem verbal.

Este estudo foi contestado por vários cientistas sociais ao longo do tempo, contudo, outros estudos comprovaram que a comunicação não verbal tem mais impacto na mensagem de que a comunicação verbal, ainda que com um diferencial menor. O Antropólogo Ray Birwistel, utilizando uma metodologia diferente no estudo da mesma temática, concluiu que a comunicação não verbal tem 65% de impacto na mensagem face aos 35% da comunicação verbal. 

Experimenta dizer a mesma frase com vários tons de voz , expressões faciais e gestos, e pergunta ao teu interlocutor se está a receber a mesma mensagem.

#SEGREDO 2. A comunicação não verbal é a mais verdadeira. Provavelmente ja ouviste dizer que corpo não mente. O corpo transmite o real estado da alma, estado este que por vezes queremos esconder e outras vezes nem temos a consciência dele. 

Sabidos na matérias dizem que a mensagem que transmitimos chega aos outros por via de expressões faciais, tom e  volume de voz, gestos, movimentos das mãos e do corpo, mais de que propriamente das palavras. Por vezes esses sinais ocorrem sem que tenhamos a consciência deles. É por isso que muitas vezes aquilo que dizemos é totalmente diferente daquilo que o nosso interlocutor compreendeu.

# SEGREDO 3. A comunicação não verbal ilustra o nosso estado emocional, consciente ou não. Já alguma vez observaste uma interação em que uma pessoa afirma que ela não está com raiva, cerrando os dentes, com o punho das mãos fechados e cara dura? 

Existem significados atribuídos ao sorriso, levantar as sobrancelhas, franzir de testa, apertar os lábios, revirar os olhos associados às emoções básicas, como alegria, tristeza, surpresa, raiva e nojo. Essas emoções são fundamentais para a nossa sobrevivência por nos darem alertas no interior de situações que representam perigos que ocorrem no interior ou no exterior, que nos impulsiona à ação.

Numa formação que eu facilitei, um participante demonstrou muita consciência da importância da comunicação não verbal, mas não fazia mínima ideia da relação desta com as emoções. Ele via um gesto ou postura, procurava o seu significado e tentava reproduzir. Isso fazia com a a sua comunicação parecesse pouco natural, dando um ar falso à sua mensagem. Quando ele percebeu essa relação e passou a associar a postura corporal às emoções adequadas, a comunicação dele passou a ser muito mais natural e mais eficaz. 

#SEGREDO 4. As emoções manifestam-se no corpo. A consciência disso permite-nos identificar o local do corpo onde as emoções ocorrem e ter atenção ao surgimento delas. Há quem sinta medo e ansiedade na barriga, raiva na tensão dos ombros, irritação nas gesticulação das mãos.

A importância desta atenção permite-nos ter maior controlo sobre as nossas emoções, evitando que elas se escalem por níveis mais intensos.

Normalmente, as emoções chegam ao nosso corpo em versões mais suaves e só depois se escalam para níveis mais intensos. A roda das emoções sugere-nos que o terror inicia com a apreensão, evolui para o medo e escala para o terror. A ira inicia com o aborrecimento, evolui para a irritação e escala para a ira.

Ao percebermos da presença de uma emoção mais leve no nosso corpo, podemos interditar a sua escalabilidade, descobrindo qual é o pensamento ou a situação que está a alimentar essa corrente e desligá-la.

#SEGREDO 5. A consciência da relação da comunicação não verbal com a emoção pode aumentar em mais de 50% a eficácia da tua comunicação. Sabendo que a mensagem chega aos interlocutores por sinais corporais; sabendo que esses sinais revelam as emoções que estão presentes em nós, conscientes ou não, então tu podes escolher as emoções que tu queres levar para as tuas interações de forma a atender à tua intenção da comunicação.

As pessoas com maior sucesso nas relações são as que reconhecem as suas emoções, escolhem as que desejam utilizar na sua comunicação. Mestres da comunicação e Relações Humanas aconselham-nos a escolhermos as melhores emoções em vez de as melhores palavras, pois das emoções presentes dependem a compreensão da mensagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *