Como obter pessoas 100% motivadas nas organizações

O dia que cheguei a este país há 33 anos
February 15, 2022
COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES
March 10, 2022
Show all

A maioria dos estudos sobre o bem estar profissional vai neste sentido: “trabalhadores motivados produzem mais”. A motivação vista como “ânimo interno”, ou “estado interior que aciona ou impele à ação”,  parece algo de foro individual. Não temos dúvidas, certo? 

Todas as pessoas que descobriram a forma de se auto motivar tem um potencial de felicidade e bem estar profissional superior a maioria dos comuns mortais. Estão atentas aos contextos que lhes inibem esse estado interior e deixam-os na primeira oportunidade. Este factor está na origem de alta rotatividade nas organizações. 

Este estado interior individual é sem dúvida estimulado pelo contexto. O ambiente no contexto organizacional é da responsabilidade do líder. 

Se considerarmos que a capacidade de um líder é medido pelo sucesso dos dos seus colaboradores, se considerarmos que o sucesso acontece quando o indivíduo está na sua máxima performance (execução acima do expectável), o líder que serve é aquele que estimula a sua equipa a aceder a esse animo interno, a ânsia de contribuir mais, de fazer mais do que é esperado.

Nos organizações onde os trabalhadores alcançam a máxima performance, sentem-se 100% motivados, eles assumem que são reconhecidos, valorizados e apreciados.

1.Reconhecimento

Reconhecimento é uma ação de valor emocional e experimental que tem efeitos relacionais, gerando conexão de alto nível baseada na confiança e lealdade.  O reconhecimento pode acontecer por via de elogios sinceros, de reconhecimento verbal ou escrito de um trabalho bem feito ou de um esforço extra, ou ainda através de agradecimento. Contudo, nem todas as pessoas percepcionam o reconhecimento da mesma forma. Há quem prefira obtê-las de forma tangível, uma recompensa visível. 

2. Valorizadas. 

As pessoas gostam de saber qual é o seu grau de contributo na organização. Como aquilo que fazem contribui para o funcionamentos resultado e  crescimento da organização. Por exemplo quando os colaboradores são vistos como parceiros das suas organizações isso aumenta a sua vontade de contribuir mais. Quando os colaboradores recebem responsabilidades acima das suas expectativas, quando tem oportunidades de exercer algo que domina ou apaixona,  ou de  realizar as suas potencialidades.

3. Apreciadas. 

A forma como somos os colaboradores são tratados faz com que se sentem apreciadas ou não. Isso depende do perfil de cada indivíduo. Muitos líderes não sabem como os seus colaboradores querem ser tratados. Se perguntarmos às pessoas como gostariam de ser tratadas, a maioria responderia com respeito. O respeito é um conceito percepcionado de forma bem diferente por cada indivíduo. As pessoas sentem-se apreciadas quando os seus valores são acolhidos, quando sentem que são escutadas, quando as suas opiniões são respeitadas e consideradas. 

O grande desafio de um líder que procura servir da melhor forma a sua organização, que tenciona ter uma equipa 100% motivada, é compreender como cada colaborador quer ser reconhecido, como cada um sente-se valorizado e como cada um quer ser tratado. 

Este desafio implica que o líder procure conhecer bem as pessoas que estão à sua volta, observar em quê são realmente bons, onde se destacam e qual é o seu potencial humano a desenvolver. 

Precisa perceber como as pessoas em grupo querem ser reconhecidas, qual é o processo de reconhecimento que funciona para elas, como gostariam de ser tratadas. A melhor forma de obter isso é criar com todos um código de honra para a organização.

Leave a Reply

Your email address will not be published.