Coaching

Abordagem


“A principal missão do homem, na vida, é dar luz a si mesmo e tornar-se aquilo que ele é potencialmente” Erich From

"Uma mulher visitou um coach de sucesso na esperança de melhorar a sua vida. - como posso ajudá-la? - perguntou o coach. -Estou presa na rotina - disse a mulher"

Posso contar-lhe uma história?

Continuar a história...
consigo fazer o meu trabalho a dormir, o que também é bom porque estou sempre cansada. -Suspirou. -Dizem que a vida das pessoas é como um aviso ou exemplo; quero que a minha seja um exemplo.
-Não há problema- disse o coach. - Quanto tempo passa a fazer aquilo que gosta? A mulher quis gritar “nenhum!”, mas sabia que isso não era verdade. Adorava ler bibliografias e por vezes passava horas a estudar vidas dos seus heróis e das suas heroínas.
-Acho que passo 10% do meu tempo a fazer coisas que gosto - confessou. -Entre o meu emprego e os meus outros compromissos, é o tempo que tenho. E não me diga que deixe o emprego porque preciso de dinheiro!
O Coach sorriu.
-Não se preocupe em arranjar tempo ou fazer qualquer coisa dramática. Se realmente o que quer fazer é experimentar mais êxito, paixão e satisfação na sua vida, tudo o que tem que fazer é assumir a seguinte compromisso. Todos os meses deixa de fazer uma coisa que pelo menos a ponha em baixo e acrescente pelo menos duas coisas que gosta à sua vida.
Se aquilo parecia demasiado simples para fazer realmente a diferença, a mulher decidiu fazê-lo, de qualquer maneira.
Passado pouco tempo, quando uma ou duas colegas comentou que ela andava com ar mais feliz e perguntou se encontrara “alguém especial” na sua vida, percebeu que sim, ela própria.
Michael Neill em Chega aonde quiser 2006, (pag.138, 139).
Para obter resultados diferentes precisa fazer coisas diferentes.
  • Melissa Durão
    “O processo de coaching que atravessei com a Rosa Moniz surpreendeu-me pela simplicidade com que aconteceu. Ajudou-me a focar nos dois aspetos principais: identificar os processos mentais por trás dos comportamentos e planificação da ação; e as mudanças notaram-se rapidamente. Ganhei uma nova confiança e capacidade de agir, e um plano para pôr em prática, coisas que pareciam difíceis mas que se tornam mais fáceis quando se tem alguém a ajudar a encontrar os "botões" certos”
    Melissa Durão
    Coach

Definição


Coaching é um analgésico  para as suas inquietações pessoais e profissionais. Um veículo que a vai ajudar a vislumbrar no interior, respostas que procura no exterior.  Um caminho que lhe permite descobrir o melhor de si e aplicá-lo o melhor para si.  
  É uma metodologia que lhe ajuda a ultrapassar pequenas grandes questões que no dia-a-dia dificultam os passos que deseja dar ou sabe que tem que dar.
  Ajuda-a a encarar as mudanças que as circunstâncias lhe impõem com serenidade e encontrar nelas uma fonte de riqueza para o seu crescimento, assumindo o controlo dessas mesmas circunstâncias. 

Coaching é para...

Pessoas saudáveis, conscientes, capazes de se comprometerem com as suas ações de forma a gerar os resultados que procuram. Destina-se a qualquer pessoa que vive com inquietação dos nossos tempos e aspira arrancar mais e melhor de si.
  As pessoas encontram no Coaching um caminho para despertar o seu potencial maior e tornar-se na pessoa que deseja ser. Encontra também, uma forma de alcançar

O que Esperar do COACHING

É neste processo de encontrar clareza, que a coach entra como co-piloto de uma busca interior em parceria consigo “Coachee” a viajante,  com um “objetivo” destino definido, juntas irão ativar as lamparinas que emergem nas brumas ao longo da caminhada, cuja luz a guiará para as respostas que procura.
  Ao aceitar esta parceria de co-pilotagem, a coach compromete oferecer uma expedição confidencial, autónoma e guiada pelos seus objetivos, com passagens garantidas pelos portos da clareza, meta, foco, plano e ação, com visitas a consciencialização, responsabilização, melhoria continua e compromisso. O destino é definitivamente o resultado.

“Eu não sou o que me acontece. Eu sou o que escolho ser”

Yung

Life Coaching

Acorde e ruja
Era uma vez um bebe leão que tinha vindo ao mundo sozinho e com medo. Uma família de ovelhas encontrou-o, adotou-o e lhe chamassem “Leo”.
Amavam-lhe do fundo do coração. Ensinaram-lhe o modo de ser das ovelhas, a ter medo de tudo que as ovelhas temem e de ficar longe das montanhas, acontece o que acontecesse. Nas montanhas vivia os leões que comiam as ovelhas.
Leo tornou-se tão bom a agir como uma ovelha que até a sua família esqueceu de que realmente era um leão.
Um dia um leão velho das montanhas desceu ao vale à procura da comida. Leo foi o primeiro a sentir a sua presença e logo que gritou “leão” todas as ovelhas começaram a correr em circulo, em pânico. No meio do caos, o leão velho reparou no Leo.
- Eh tu! - rugiu o leão esfomeado.
- E-e-eu? - choramingou Leo, aterrorizado, mas ao mesmo tempo fascinado por aqueles velha criatura. - O que é que estás a fazer aqui com estes aqui com estas ovelhas todas? - Perguntou o velho leão. - São a minha família - disse Leo orgulhosamente. Perante isto, o velho leão riu-se. - Então, quem és tu jovem? - Sou Leo e sou uma ovelha - baliu Leo. De repente o rosto do velho Leão tornou-se feroz. - Anda comigo! - rugiu. O velho leão levou o Leo para a montanha, para um lago límpido, cheio de água tranquila e azul e apontou-lhe a garra. Quando Leo olhou para o lago, para o seu espanto, não viu uma ovelha, mas sim o reflexo de um jovem leão.

“A natureza humana parece conceder-nos a capacidade de avaliar todas as pessoas do mundo exceto nós mesmos”

JM

As quatro crises de Jonh Maxwell relatados no Livro de Ouro da Liderança.

A primeira aconteceu no segundo ano da sua posição de liderança quando percebeu que a sua organização não tinha qualquer rumo traçado, o que ele considerou dever-se à ausência de “capacidade de estabelecer prioridades e de determinar foco”, concluindo que “elevados níveis de atividade não correspondem níveis idênticos de realização”. 16 meses de uma liderança vaga que não conduziu os seguidores a lado algum, foi o resultado dessa falha reconheceu Maxwell.
A segunda crise surgiu quando percebeu que precisava mudar de organização em que estava a ter sucesso para um que lhe desafiasse mais. Entretanto, manteve-se na incerteza e isso teve o impacto sobre a organização ele se encontrava. “Perdi o foco e a visão sobre a minha organização ficou turva. A minha paixão e energia começaram a desvanecer”. Na sua opinião, os líderes que perdem o foco perdem a eficácia e não avança.
A terceira crise deveu-se a sobrecarga de trabalho e desequilíbrios na vida. Tomou decisões sem diligências adequadas e sem tempo para que as pessoas processassem a mudança. “As pessoas não estavam preparadas para as decisões que tomei e eu não estava preparado para a reação das pessoas. “Quando as pessoas que questionavam as minhas decisões começaram a mostrar-se reticentes em seguir a minha liderança, comecei a ficar impaciente”, o que, segundo o mesmo, conduziu à perda de confiança conquistada em 10 anos de liderança.
Quarta surgiu na sequência de uma decisão difícil que implicava dispensar alguém, e que a relutância em tomar essa decisão difícil fê-lo perder dinheiro e pessoas muito importantes.

Leader Coaching

Metodologia


O processo comigo acontece sobre a perspectiva de R3, que desenrolará em 3 fazes (Reconhecimento, Recursos e Responsabilidade).
Trata-se de Reconhecer (Resultados que procura alcançar e a Realidade onde se encontra), Reconhecer Recursos e refletir como usar as potencialidades descobertas em prol do objetivo e como adquirir as necessárias) e Recolocar-se para os Resultados, assumindo a total Responsabilidade das ações.
(Planear e agir em prol do que procura alcançar). Ao longo do processo haverá feedbacks parciais e relatório no final.