CVAT - Personal Value Profile
“A falta de autoconhecimento faz com que as nossas forças nos sirvam até que sejam surpreendidas pelas nossas fraquezas”
Paulo de Vilhena
Abordagem
Helen, uma executiva de vendas de uma empresa de alta tecnologia da área da Baía de São Francisco, era uma boa geradora de novos potenciais clientes e a estabelecer contacto com toda gente, desde Tóquio a Londres. Mas o patrão dela, Terry, começou a reparar que quando chegava a altura de fechar o negócio, Helen deixava o contrato parado na secretária durante semanas - por vezes, até se esquecendo dele - enquanto estava ocupada a conseguir novos potenciais clientes.Terry lembrava a Helen sempre que esta ia atrás de novos potenciais clientes, gastado muito à empresa em termos de comunicação internacional, do tempo e de mão de obra necessária. A única coisa que a Helen tinha que fazer para compensar o tempo e a energia despendidos em gerar novos clientes, era levar o negócio até ao fim. Mas em vez disso ela negligenciava os contratos parados em cima da secretária, negócios que trariam dinheiro imediato à empresa.

Uma conversa levou a Helen a aperceber-se de algo a cerca de si mesma. Ela adorava levar a cabo a batalha - descobrir o que os clientes precisavam e como o satisfazer antes da concorrência, muito mais de que preencher toda a papelada necessária para fechar o negócio. Apercebendo-se disso, convenceu o patrão a contratar alguém para lidar com toda a papelada por ela. Helen avançou na carreira tornando-se numa produtora de topo na sua indústria. Chi-Ning Chu, em a arte de Guerra para Mulheres.
Se Helen tivesse passado por CVAT, ia perceber que tem dificuldade em terminar tarefa, o que lhe permitia encontrar estratégias para contornar essa característica em prol do seu objetivo ou mesmo negociar com a sua entidade patronal logo no início, o que lhe pouparia situações de desconforto.
Se Terry tivesse aplicado o teste CVAT na altura de contratação de Helen, saberia que ela representava muito mais ganho para ele, colocando apenas a fazer contacto, tendo outra pessoa a finalizar as tarefas. Isso evitaria perdas de recursos e stress na equipa.
Definição CVAT
C-VAT - Culture and Value Analises Tool é uma inovadora ferramenta de assessement para a identificação do perfil comportamental, que permite as pessoas compreenderem como podem tirar proveito das características da sua personalidade a favor dos resultados pessoais e profissionais que procuram alcançar.
Com uma profunda utilização no autoconhecimento, na identificação do perfil pessoal e profissional, ilustra com precisão como nos comportamos perante o contexto laboral e nas relações interpessoais. Revela com exatidão o nível de liderança e o potencial do crescimento que o indivíduo apresenta no momento da avaliação.

Utilização do CVAT
Utilização nos indivíduos:
Perfil pessoalPerfil profissional
Compatibilidade relacional

Utilização nas organizações:
Perfil do líderPerfil de equipa
Adequação do perfil às funções