Mentoria

Abordagem

És tu a minha mentora?

Um passarinho bebé emerge da casca e dá de caras com um ninho vazio. O passarinho sai do ninho em busca da mãe desaparecida e faz a um gatinho, a uma galinha, a um cão e a uma vaca a inquietante pergunta: “És tu a minha mãe?” Todos os animais respondem: “Não”.
O passarinho vai ficando cada vez mais desesperado acabando por gritar “És tu a minha mãe” a um carro, um barco, um avião e até a uma escavadora que só consegue responder com um sonoro ronco. Preso nas pás da escavadora, o passarinho parece estar condenado, até que miracolosamente, a escavadora a eleva e lhe deposita no ninho de origem. A mãe regressa e o passarinho declara: “Tu és um pássaro e és a minha mãe.”
Sherly Sanderberg conta esta história no seu livro Faça acontecer para ilustrar a comovente questão “És tu a minha mentora profissional?” Segundo ela, se a pergunta tem que ser feita, é bem provável que a resposta seja não. Quando se encontra o mentor certo a interrogação converte-se em afirmação. Entendo esta conversa da Sherly como sendo que a mentora sente-se. Quando o mentor aparece a mentee sente-a. Oprah Winfrey terá dito que a disponibilidade dela para mentoria começa quando ela vê algo que lhe faz dizer “Quero ver isso crescer”. E você? Deseja crescer o suficiente a ponto de encontrar uma mentora?

Como Funciona


O processo de autoconhecimento envolve o teste de perfil comportamental C-VAT e análise da interação do seu perfil com o seu contexto, bem como dos traços da sua personalidade entre si, de forma copilotá-la para a descoberta de si mesma.
  • Patrícia Bruno
    “No meu processo de coordenação de projetos, enfrentei inúmeros desafios, que sozinha seria mais difícil superá-los. Com a mentoria de Rosa Moniz, consegui evoluir em vários aspectos da minha liderança, ganhando novas perceções sobre o que fazer e como fazer em situações delicadas do processo, sobretudo na gestão da equipa.”
    Patrícia Bruno
    Coordenadora de projeto

A quem se destina? Pessoas...


que fizeram um processo de coaching e desejam continuar o crescimento na lógica de orientação específica
que acabaram de assumir cargos de coordenação e sentem-se perdidas
que sentem desconforto em cargos de coordenação
Diretoras técnicas de lares de terceira idade que enfrentam desafios de equipa e de hierarquias
Diretoras de organizações sociais
Coordenadores de projetos sociais

Benefícios